Screenshot-2014-07-24-17.43.52

O óleo de alecrim possui um evidente e refrescante odor de erva, tem uma cor clara e viscosidade aquosa. O alecrim era considerado sagrado pelos egípcios, hebreus, gregos e romanos e foi usado na Idade Média para afastar espíritos malignos e proteção contra pragas.

Seus benefícios à saúde o tornaram um dos favoritos de Paracelso, um físico e botânico alemão-suíço que contribuiu grandemente para a compreensão da medicina à base de ervas durante o século XVI.

Ele valorizou o óleo de alecrim por conta de sua habilidade de fortalecer todo o organismo, como a cura de órgãos sensíveis como o fígado, o coração e o cérebro.

O óleo de alecrim tem sido extensivamente usado e estudado desde os tempos antigos devido a seus diversos benefícios à saúde. Hoje em dia, ele é incluído em vários preparados medicinais, com muitos benefícios em potencial.

Veja algumas ações do óleo de alecrim.

  • Indigestão– O óleo de alecrim é frequentemente usado para dar alívio a flatulência, cólicas estomacais, constipação e inchaço. O óleo essencial é também considerado útil para estimular o apetite. Pesquisa demonstrou que o óleo essencial de alecrim pode ajudar na desintoxicação do fígado e ajudar na regulação da criação e liberação da bile, uma parte chave do processo digestivo.
  • Alívio do estresse– Além dos benefícios aromaterapêuticos, o óleo de alecrim parece reduzir o nível de cortisol, um dos hormônios liberados durante a resposta de luta ou fuga do corpo ao estresse, na saliva. De acordo com um estudo realizado em 2007, inalar os óleos de alecrim e de lavanda por cinco minutos reduz de forma significativa os níveis de cortisol na saliva da pessoa, potencialmente reduzindo os perigos do estresse crônico.
  • Alívio da dor– O óleo essencial de alecrim é valorizado por sua habilidade de aliviar a dor, motivo pelo qual é amplamente usado no tratamento de dores de cabeça, dores musculares e até mesmo artrite. Massageie a área afetada com o óleo essencial, que você pode também adicionar a banhos de vapor, para um tratamento de reumatismo. Suas qualidades anti-inflamatórias fazem desse óleo uma boa forma de lidar com a dor causada por entorses e dores articulares.
  • Reforço ao sistema imunológico– O mesmo estudo feito em 2007 que identificou níveis reduzidos de cortisol após a massagem e inalação simultâneas de óleo essencial de alecrim, concluiu que a atividade de eliminação dos radicais livres no organismo da pessoa também aumentou de forma bastante significativa.
  • Os antioxidantes são armas valiosas no combate de infecções e doenças, portanto este benefício promovido pelo óleo de alecrim é uma notícia muito bem-vinda – o uso ou inalação regular do óleo pode dar apoio a sua imunidade e lhe ajudar na luta contra doenças associadas aos radicais livres.
  • Problemas respiratórios – O perfume do óleo demonstrou promover alívio da congestão da garganta e no tratamento de alergias, resfriados, dor de garganta e gripe. Sua ação antisséptica também faz o óleo de alecrim ser útil contra infecções respiratórias. Devido a seu efeito antiespasmódico, ele é usado em certos programas de tratamento de asma brônquica.

 

O óleo de alecrim parece ser um óleo essencial eficaz e seguro para diversas aplicações e fins. Antes de usá-lo topicamente, recomendo diluí-lo em um óleo de base, pois existe um risco de haver sensibilidade ao contato. Faça um exame de alergia antes de usá-lo.

Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o uso do óleo essencial de alecrim durante sua gravidez. Ademais, consulte um médico antes de administrar o óleo de ervas em crianças. O autotratamento de doenças crônicas, tais como depressão ou Alzheimer usando o óleo de alecrim, pode igualmente causar sérias consequências sem o devido aconselhamento profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s