planta-beldroega-propriedades-e-receita-do-seu-cha

A beldroega, Portulaca oleracea, é uma daquelas plantas que a maioria chama de “mato”. Dá em qualquer canto, em sol ou sombra, em solo ruim, pedra, areia, tanto faz, em qualquer canto de muro, fundo de quintal, esquina de baldio essa planta dá. Mas, saiba, a beldroega é uma planta medicinal de primeira linha. Conheça alguns de seus usos medicinais já consagrados no Brasil.

Benefícios para a saúde da Beldroega

  • Este maravilhoso vegetal de folhas verdes é muito baixo em calorias (apenas 16 kcal / 100g) e gorduras; No entanto, é rico em fibras dietéticas, vitaminas e minerais.
  • As folhas frescas contêm surpreendentemente mais ácidos graxos omega-3 (ácido α-linolênico) do que qualquer outra planta de vegetais frondosos. 100 gramas de folhas frescas de beldroega fornecem cerca de 350 mg de ácido a-linolênico. Estudos de pesquisa mostram que o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 pode reduzir o risco de doença cardíaca e coronária, acidente vascular cerebral e ajudar a prevenir o desenvolvimento de TDAH, autismo e outras diferenças de desenvolvimento em crianças.
  • É uma excelente fonte de vitamina A , (1320 IU / 100 g, fornece 44% de RDA) um dos mais altos entre os vegetais de folhas verdes . A vitamina-A é um conhecido antioxidante natural e uma vitamina essencial para a visão. Também é necessário para manter a mucosa e a pele saudáveis. O consumo de vegetais naturais e frutas ricas em vitamina A é conhecido por ajudar a proteger contra câncer de pulmão e cavidade oral.
  • A beldroega também é uma rica fonte de vitamina C e algumas vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina, piridoxina e carotenóides, bem como minerais dietéticos, como ferro, magnésio, cálcio, potássio e manganês.
  • Além disso, presentes na beldroega, estão dois tipos de pigmentos de alcalóides de betalainas, os β-cianinas avermelhados e os β-xantinas amarelos. Ambos os tipos de pigmento são potentes antioxidantes e foram encontrados propriedades antimutagênicas em estudos laboratoriais.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s