VEJA OS ALIMENTOS QUE PODEM PROTEGER O SEU FÍGADO

funcao-do-figado_22215_l

O fígado é um órgão essencial para o nosso organismo, sua função depurativa é básica para encontrar aquele equilíbrio diário e fazer com que nos sintamos bem. O fígado purifica o sangue, regula o colesterol, o açúcar, os hormônios.

Se você está com sobrepeso ou obeso (a), além de perder peso você deve focar na inclusão de alimentos protetores do fígado em sua dieta. O primeiro passo é certificar-se de beber água suficiente, o que ajudará a eliminar as toxinas e produtos residuais do organismo. Como diretriz geral, você deve beber água suficiente para que a urina tenha cor amarelo-clara. Assim como nos alimentos, a combinação correta de nutrientes ajudará a manter o fígado funcionando de forma ótima.

  • Alimentos fermentados: Alimentos fermentados como vegetais cultivados, fornecem ao organismo uma bactéria benéfica que auxilia a digestão e a desintoxicação. O kimchi, alimento fermentado, por exemplo, tem mostrado ajudar o organismo a destruir os pesticidas.
  • Legumes crucíferos (brócolis, repolho, couve-flor, repolho-chinês e nabo): Estes ajudam o fígado a neutralizar as toxinas, incluindo produtos químicos, pesticidas, medicamentos e carcinógenos.
  • Vegetais de folhas escuras (couve galega, couve de Bruxelas, repolho e dente-de-leão): Estes contêm grandes quantidades de enxofre que ajudam o fígado na desintoxicação. O dente-de-leão, particularmente, é conhecido pelo suporte à desintoxicação do fígado e à saúde.
  • Vegetais marinhos: Vários tipos de algas marinhas e algas marrons igualmente ajudam na desintoxicação e podem ajudar na prevenção do organismo contra a absorção de metais pesados e outras toxinas ambientais. Certifique-se de que os vegetais marinhos sejam provenientes de fonte de água não poluída.
  • Brotos: Brotos contêm altos níveis de enzimas que servem como catalisadores de funções importantes do organismo. Uma pesquisa realizada recentemente sugere que o broto de brócolis pode ajudar o organismo a desintoxicar-se de poluentes ambientais, tais como o benzeno.
  • Alho, cebolas, chalotas e alho-poró: Estes alimentos são ricos em enxofre, incluindo o composto à base de enxofre chamado alicina, que é decisivo na desintoxicação do fígado.
  • Ovos orgânicos, pasteurizados: Ovos são fonte de proteína de alta qualidade que incluem todos os oito aminoácidos essenciais. O fígado precisa deles para ajudar na desintoxicação do organismo. A colina, encontrada na gema do ovo, também ajuda a proteger o fígado contra as toxinas.
  • Alcachofra: Contém cinarina e silimarina, que ajudam na saúde do fígado
  • Cogumelos: Cogumelos maitake, shitake e reishi são conhecidos por seus potentes agentes de suporte imunológico e também contêm L-ergotioneína, poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar radicais livres.
  • Bagas: As bagas são ricas em fitoquímicos, incluindo antocianina, que pode inibir a proliferação de células cancerígenas do fígado.
  • Óleo de coco: Esta gordura saturada saudável é tão fácil de ser digerida pelo organismo que não necessita de qualquer enzima digestora de gordura pancreática. Isto causa menos estresse ao fígado e ajuda-o a funcionar de maneira ótima.
  • Abacate: Contém gordura monoinsaturada saudável, ácido oléico e glutationa, importantes para a saúde do fígado.
  • Azeite de oliva extra-virgem, orgânico, não refinado, prensado a frio: Azeite de oliva de alta qualidade contém compostos anti-inflamatórios que ajudam o fígado a reduzir o estresse oxidativo do organismo (consuma este azeite não aquecido).
  • Sementes de linhaça, sementes de cânhamo e sementes de chia: contém gorduras ômega-3 de base vegetal que combatem inflamações juntamente com fibras saudáveis.
  • Ervas: Várias ervas ajudam na desintoxicação do fígado e seu funcionamento. São elas: gengibre, cominho, coentro, cardamomo, pimenta caiena, canela, erva-doce e açafrão (cúrcuma).
  • Sardinhas, anchovas e salmão pescados na natureza: Contêm gorduras ômega-3 anti-inflamatórias. Você pode encontrar esse tipo de gordura no óleo de krill.
  • Proteína do soro de leite em pó: A proteína do soro de leite fornece os aminoácidos necessários para a produção de glutationa, essencial para a proteção e funcionamento do fígado. Escolha proteína do soro de leite orgânica proveniente de vacas criadas no pasto.
  • Espirulina: Esta alga azul-esverdeada é um potente desintoxicador. Estudos realizados em animais sugerem que a espirulina também pode proteger o fígado, provavelmente como resultado de suas propriedades antioxidantes e sua habilidade em sintetizar ou liberar óxido nítrico.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s