Espetaculares Benefícios do Espinafre

 

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O espinafre (Spinacia oleracea) é um dos vegetais de folhas verdes reconhecido como um dos alimentos funcionais para sua saúde, beneficiando a composição nutricional, antioxidante e anticancerígena. Suas folhas macias, crocantes e verdes escuras são um dos ingredientes favoritos dos chefs em todo o mundo.

Propiedades do Espinafre

  • O espinafre é um armazém de muitos fitonutrientes que possuem propriedades promocionais de saúde e prevenção de doenças.
  • É muito baixo em calorias e gorduras (100 g de folhas cruas fornecem apenas 23 calorias). Além disso, suas folhas possuem uma boa quantidade de fibra dietética solúvel; Não é de admirar que esses verdes frondosos muitas vezes são recomendados por nutricionistas nos programas de controle de colesterol e redução de peso!
  • 100 g de espinafre frescos contém cerca de 25% da ingestão diária de ferro, um dos mais altos para qualquer vegetais de folhas verdes. O ferro é um oligoelemento essencial requerido pelo corpo humano para a produção de glóbulos vermelhos e como cofator de uma enzima de  oxidação-redução, citocromo oxidase durante o metabolismo celular.
  • As folhas frescas são uma fonte rica de várias vitaminas antioxidantes vitais, como a vitamina A, a vitamina C e os antioxidantes polifenólicos flavonóides, tais como a luteína, a zeaxantina e o β-caroteno . Juntos, esses compostos ajudam a atuar como depuradores protetores contra os radicais livres derivados do oxigênio e as espécies de oxigênio reativo (ROS) que desempenham um papel curativo no envelhecimento e em vários processos patológicos.
  • A zeaxantina , é um importante carotenóide na dieta, se absorve seletivamente na retina da mácula lútea dos olhos, onde se crer que proporciona funções antioxidantes e protetoras de luz UV. Portanto, ajuda a proteger da “doença macular relacionada com a idade macular” (ARMD), especialmente nos adultos mais velhos.
  • Além disso, a vitamina A é necessária para manter a mucosa e a pele saudáveis ​​e é essencial para a visão noturna. O consumo de vegetais e frutas naturais ricas em vitamina A e flavonóides também são conhecido por ajudar o organismo a proteger contra os cânceres de pulmão e cavidade oral.
  • As folhas de espinafre são uma excelente fonte de vitamina-K . 100 g de folhas frescas fornecem 402% dos requisitos diários de vitamina K.
  • A vitamina K desempenha um papel vital no fortalecimento da massa óssea promovendo a atividade osteoblástica nos ossos. Além disso, também tem um papel estabelecido em pacientes com doença de Alzheimer , mediante a limitação dos danos neuronais no cérebro.
  • Este vegetal de folhas verdes também contém boas quantidades de muitas vitaminas do complexo B, como vitamina-B6 (piridoxina), tiamina (vitamina B-1), riboflavina, folatos e niacina. Os folatos ajudam a prevenir defeitos do tubo neural nos recém-nascidos.

100 g de espinafre fresco tem 47% dos níveis diários recomendados de vitamina C . A vitamina C é um poderoso antioxidante, que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e a eliminar os radicais livres de oxigênio danosos.

  • Suas folhas também contêm uma boa quantidade de minerais como o potássio , manganês, magnésio, cobre e zinco. O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O corpo humano usa manganês e cobre como um co-fator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. O cobre também é necessário para a produção de glóbulos vermelhos. O zinco é um co-fator para muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, a digestão e a síntese de ácidos nucleicos.
  • É também uma pequena fonte de ácidos graxos ômega-3 .

O consumo regular de espinafre na dieta ajuda a prevenir a osteoporose (fraqueza dos ossos), a anemia ferropriva. Além disso, acredita-se que suas folhas macias protegem o corpo humano de doenças cardiovasculares e os cânceres de cólon e de próstata.

 

PERFIL DE SEGURANÇA

  • O reaquecimento dos espinafres que por ventura sobraram de alguma refeição pode causar a conversão de nitratos em nitritos e nitrosaminas por certas bactérias que prosperam em alimentos ricos em nitrato pré-preparados, como espinafre e muitos outros vegetais verdes. Estes compostos nocivos podem ser ruins para a saúde, especialmente em crianças.
  • Devido ao seu alto teor de vitamina K, os pacientes que tomam anti-coagulantes como “warfarina” devem usar o espinafre em seus alimentos com parcimonia, pois o mesmo interfere no metabolismo do fármaco.

 

 

 

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