USOS INCRÍVEIS COM BICARBONATO DE SÓDIO

cach-lam-sach-giay-trang-hinh-anh-1

Você provavelmente tem, pelo menos, um pacote de bicarbonato de sódio em casa neste momento.

O que você provavelmente não levou em consideração é que o bicarbonato de sódio pode ser igualmente usado para fins de saúde, portanto você deve manter outro pacote do produto no armário de remédios.

O Que É Exatamente o Bicarbonato de Sódio?

É 100% bicarbonato de sódio que pode ser usado como agente de fermentação em produtos de panificação. Quando misturado com um ácido, o bicarbonato de sódio reage formando bolhas e liberando gás dióxido de carbono, que é o que faz a massa crescer.

Em sua forma natural, o bicarbonato de sódio é conhecido como nacolita, que é parte de um mineral natural chamado natrão. O natrão, que contém grandes quantidades de bicarbonato de sódio, tem sido usado desde a antiguidade. E não, você não precisa procurar por bicarbonato de sódio livre de alumínio (você o está confundindo com fermento em pó), pois o bicarbonato de sódio já é naturalmente livre de alumínio.

Por exemplo, os Egípcios usaram o natrão como sabão para fins de limpeza. No entanto, não foi antes de 1846 que o Dr. Austin Church e John Dwight começaram a fabricar e vender o composto que hoje conhecemos como bicarbonato de sódio. Nos anos 1860, o bicarbonato de sódio era apresentado em publicações de livros de culinária, porém ainda era primariamente conhecido como aditivo para cozimento. Na década de 1920, no entanto, a versatilidade do produto começou a expandir-se e nos anos 1930 ele foi amplamente anunciado como “agente medicinal comprovado”.

11 Formas de Usar o Bicarbonato de Sódio para Fins de Saúde

  1. Desodorante Natural

Se você quer evitar os parabenos e o alumínio encontrado em diversos desodorantes e antitranspirantes, tente usar uma pitada de bicarbonato de sódio misturado em água. Esta pasta simples produz um desodorante eficaz e natural. Você pode, igualmente, esfregar o bicarbonato de sódio seco nas axilas.

  1. Picadas de Inseto e Urtiga

Aplique uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água em picadas de insetos para ajudar no alívio da coceira. Você pode igualmente tentar esfregar o pó seco na pele. Este método é igualmente eficaz contra erupções pruriginosas e contra a urtiga. O bicarbonato de sódio ajuda no alívio contra irritações menores da pele e contra coceira neutralizando as toxinas e os agentes irritantes da superfície da pele.

  1. Azia, Indigestão e Dor Causada por Úlceras

A maioria dos antiácidos vendidos livremente contém alguma forma de bicarbonato. O bicarbonato de sódio funciona neutralizando imediatamente os ácidos gástricos, ajudando no alívio contra azia, indigestão e dor causada por úlceras.

A dosagem é tipicamente ½ colher de chá cheia dissolvida em metade de um copo de água, tomado a cada seis horas (não tome mais que sete doses de ½ colher de chá em 24 horas, ou três doses de ½ colher de chá se você tiver mais de 60 anos de idade).

Porém, isto deve ser aplicado somente em tratamentos pontuais (não crônicos) e tenha cuidado para não consumir quantidades excessivas do produto, pois ele pode causar graves desequilíbrios eletrolíticos e de ácido/base.

  1. Banho de Imersão para os Pés/Esfoliação

Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia com água quente para aplicar um banho revigorante de imersão nos pés. Você pode friccionar os pés com uma pasta de bicarbonato de sódio para esfoliação extra. Uma pasta feita com três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água pode ser usada como esfoliante para o rosto e para o corpo também. É natural, barata e macia o suficiente para uso diário.

  1. Banho de Imersão Relaxante

O bicarbonato de sódio e a cidra de maçã produzem um excelente banho tipo spa para imersão. Ele igualmente limpa a banheira e o sistema de escoamento!

  1. Purificador das Mãos

Misture três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água para produzir um purificador de mãos natural que eliminará a sujeira e neutralizará odores.

  1. Removedor de Farpas

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo pequeno de água e mergulhe a área afetada duas vezes ao dia. Muitas farpas serão eliminadas após alguns dias fazendo este tratamento.

  1. Medicamento Para Queimaduras Solares

Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira cheia de água morna e entre na banheira para obter alívio natural. Quando sair da banheira, deixe a pele secar ao ar livre em vez de tirar o excesso de bicarbonato de sódio com a toalha, promovendo, assim, alívio extra. Você pode igualmente fazer uma compressa fria com uma mistura de bicarbonato de sódio e água e aplicá-la diretamente na queimadura.

  1. Melhora do Desempenho nos Esportes

Corredores de longa distância têm-se empenhado em uma prática conhecida como “doping com carbonato de sódio”, ou seja, ingestão de cápsulas de bicarbonato de sódio, antes das corridas para melhorar o desempenho, medida que acredita-se que funcione de forma similar à carga de carboidratos. Este método igualmente demonstrou melhorar a velocidade dos nadadores. Embora eu não recomende que você tente isso em casa, este é outro exemplo dos benefícios promovidos pelo bicarbonato de sódio.

  1. Pasta Dental e para Gengivas

O bicarbonato de sódio possui ação abrasiva leve que ajuda na remoção de placas e faz polimento, limpa e desodoriza os dentes. Uma revisão realizada em dados de cinco estudos clínicos controlados concluiu que pastas dentais contendo bicarbonato de sódio “melhoram significativamente a eficácia da remoção de placas durante a escovação dos dentes” comparando-se com a escovação com pastas dentais que não contêm bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio igualmente possui atividade antibacteriana e demonstrou matar a bactéria Streptococcus mutans – um contribuinte significante das cáries dentárias. Para produzir uma pasta dental e para a gengiva incrivelmente eficaz, faça uma mistura de seis partes de bicarbonato de sódio com uma parte de sal marinho.

Coloque os ingredientes citados no parágrafo anterior em um misturador e agite por 30 segundos, e coloque a mistura em um recipiente. Molhe a ponta do seu dedo indicador nessa mistura e coloque uma pequena quantidade da mistura de sal com bicarbonato em suas gengivas.

Começando com a parte superior externa das gengivas e, então, a parte interior superior, seguindo para a parte inferior externa das gengivas e depois para a parte inferior interna, friccione a mistura nos dentes e nas gengivas. Cuspa o excesso. Após 15 minutos, enxague a boca. Esta mistura é incrivelmente eficaz no combate a bactérias.

Você precisa tomar alguns cuidados com esta área, pois muitos acreditam que o bicarbonato de sódio seja abrasivo demais para o esmalte dos dentes, e o Dr. Curatola acredita que matar o microbioma oral pode ser altamente contraproducente.

  1. Clareador Dental

Para um clareamento natural dos dentes, amasse um morango maduro e misture-o com ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. Espalhe a mistura nos dentes e deixa-a agir por cinco minutos. Então escove os dentes e enxague-os. Este método deve ser usado não mais que uma vez por semana, pois o uso excessivo pode potencialmente danificar o esmalte dos dentes.

Como Usar o Bicarbonato de Sódio Como Purificador Natural

Se você acha difícil acreditar que uma coisa tão simples e barata como o bicarbonato de sódio pode realmente limpar sua casa, considere o seguinte: o bicarbonato de sódio foi usado para limpar e restaurar as paredes internas de cobre da Estátua da Liberdade durante sua restauração realizada em 1986.

Ele eficazmente removeu a sujeira sem danificar o cobre – então, considere que ele vai realmente funcionar na limpeza de sua casa. Abaixo está uma relação de algumas aplicações do bicarbonato de sódio para limpeza:

  • O bicarbonato de sódio é ótimo para esfregar a banheira e a cozinha. Coloque-o em um recipiente de queijo ralado de vidro com tampa de aço inox com furos, e simplesmente salpique o bicarbonato de sódio nas superfícies e esfregue. Você pode adicionar algumas gotas de seu óleo essencial preferido a ele. O óleo de lavanda e o óleo de melaleuca possuem qualidades antibacterianas potentes.
  • O bicarbonato de sódio misturado com vinagre de maçã é uma combinação espumante com diversas aplicações. Como limpador do sistema de escoamento, salpique bicarbonato de sódio no sistema, adicione o vinagre de maçã e deixe borbulhar por 15 minutos, lavando em seguida com água quente. Esta é uma alternativa mais segura que os perigosos purificadores de sistemas de escoamento.
  • Mergulhe panelas e potes em água quente com bicarbonato de sódio por 15 minutos para facilmente remover alimentos grudados.
  • Use o bicarbonato de sódio para limpar a grelha do churrasco.
  • Limpe brinquedos de bebês em uma mistura feita com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 quarto de água.
  • O bicarbonato de sódio pode ser usado como amaciante de tecido durante a lavagem de roupas ou para manter as roupas mais brancas e luminosas (adicione uma xícara à roupa a ser lavada).
  • O bicarbonato de sódio é um purificador natural de tapetes. Salpique-o no tapete, deixe-o lá por 15 minutos e aspire-o.
  • Para polir prata sem usar polidores tóxicos, encha a pia da cozinha com água quente, adicione uma folha de papel alumínio e bicarbonato de sódio e deixe as peças de prata mergulhadas até que estejam limpas. É uma forma fácil e divertida de limpar prata.
  • Salpique bicarbonato de sódio nos sapatos para uso como desodorizador natural.
  • Caso ocorra um pequeno incêndio em sua cozinha causado por gordura, use o bicarbonato de sódio para ajudar a abafar as chamas.
  • Salpique bicarbonato de sódio em uma escova vegetal para ajudar a remover sujeira de frutas e legumes

  • Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e use-a para remover a sujeira do chuveiro e da banheira

 

 

 

<iframe src=’http://media.mercola.com/assets/html/mercola/citation.htm&#8217; scrolling=’no’ noresize=’noresize’ frameborder=’0′ allowTransparency=’true’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s