Cuidados com a gripe – Como evitá-la

Influenza-Virus-Raises-California-Body-Count

Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

A febre é o sintoma mais importante da gripe e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da gripe e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. A gripe também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias.

Então se recorde de que nem todas as doenças que parecem ser gripe, SÃO na verdade gripe. Na verdade, na maioria das vezes não é ela. No entanto, à medida que as temperaturas caem, começamos a nos juntar em espaços fechados e a passar menos tempo ao sol. Isso significa que nossos níveis de vitamina D começam a cair, e estamos mais propensos a espalhar o vírus de uma pessoa para outra.

Não é que esses patógenos oportunistas apareçam magicamente em certas épocas do ano – eles sempre estão por perto. É sua capacidade de responder a eles que muda com as estações do ano. É importante compreender as causas das síndromes virais do aparelho respiratório superior se você quiser evitá-las.

A Causa Real dos Resfriados e da Gripe

Muitas pessoas acreditam que os resfriados e a gripe são causados por bactérias, mas isso está simplesmente incorreto. O resfriado e a gripe são causados por vírus e o uso de antibióticos para tratar uma infecção viral é inadequado e completamente ineficaz.

Os vírus são muito menores do que as bactérias e possuem estruturas totalmente diferentes que tornam os antibióticos inúteis. (Ocasionalmente são necessários antibióticos se houver uma infecção bacteriana secundária ou bronquite / pneumonia, mas esta é a rara exceção).

Também é importante reconhecer que, embora um vírus desencadeie seus sintomas de resfriado ou gripe, ele não é a causa verdadeira da doença.

Então, qual é a verdadeira causa dos resfriados e das gripes?

Minha resposta simples e curta sempre foi que isso acontece por conta de um sistema imunológico debilitado. Isso ainda é verdade. No entanto, a pesquisa confirmou que “pegar” resfriados e gripe pode ser um sintoma de uma deficiência subjacente de vitamina D! Ter níveis de vitamina D menores do que os ideais debilitarão significativamente a sua resposta imune e vai lhe tornar muito mais suscetível a contrair resfriados, gripe e outras infecções respiratórias.

Embora existam muitas maneiras pelas quais você possa acabar ficando com um sistema imunológico enfraquecido, os fatores contribuintes mais comuns são:

  • Deficiência de vitamina D, conforme mencionado anteriormente
  • Comer muito açúcar e muitos grãos
  • Não dormir o suficiente
  • Não se exercitar o suficiente
  • Gerenciar de forma inadequada os estressores emocionais da sua vida
  • A combinação de qualquer um dos fatores acima
  • A Principal Maneira de Vencer o Resfriado ou a Gripe: Vitamina D

A Vitamina D é um agente antimicrobiano incrivelmente eficaz, produzindo de 200 a 300 peptídeos antimicrobianos diferentes em seu corpo que matam bactérias, vírus e fungos.

Em 2009, uma equipe de pesquisadores do Children’s Hospital Boston analisaram amostras de sangue retiradas de 5.000 crianças menores de 12 anos e descobriram que quase uma criança em cada cinco nos EUA tinha baixos níveis sanguíneos de menos de 50 mol por litro, o nível recomendado pela Academia Americana de Pediatria.

Eles também descobriram que duas em cada três crianças têm um nível abaixo de 75 nmol / L – o que ainda é insuficiente, baseado na maioria das pesquisas que estão sendo divulgadas atualmente. Não é de se admirar que resfriados e gripe se alastrem de forma desenfreada a cada ano.

A melhor fonte de vitamina D é a exposição direta ao sol. Mas para muitos de nós, isso simplesmente não é prático durante o inverno. A melhor alternativa à luz solar é o uso de um dispositivo de bronzeamento seguro. Se nenhuma luz solar natural ou artificial for possível, usar suplementos orais é a sua melhor opção.

Notavelmente, os pesquisadores descobriram que 2.000 UI de vitamina D por dia aboliram a gripe sazonal. Isso é um pouco surpreendente, já que esta é metade da dose que a maioria dos adultos precisa alcançar para ter níveis ideais de vitamina D.

Observe que essa quantidade é muito maior do que a dose diária recomendada (DDR) aconselhada por agências de saúde pública, como a Academia Americana de Pediatria, que recentemente dobrou o DDR da vitamina D para crianças para 400 UI. Esta nova orientação ainda está absurdamente abaixo da quantidade necessária para manter as crianças saudáveis, especialmente durante a estação de gripe.

A fim de prevenir a gripe, crianças e adultos precisam de 35 UI de vitamina D por cada 440gr de peso corporal. Assim, por exemplo, uma criança que pesa 25 kg  precisaria de 2.000 UI por dia de vitamina D.

Os adultos geralmente precisam de uma média de 5.000 UI por dia – mas alguns adultos devem tomar de 20.000 a 30.000 UI diariamente para levar o seu nível de vitamina D até os níveis otimizados. Exatamente como os adultos absorvem e processam a vitamina D de forma tão diferente continua sendo um mistério, então a única maneira de saber se o seu nível de vitamina D é terapêutico e não tóxico é fazendo um exame de sangue.

Nem todos os exames de vitamina D são precisos, portanto, assegure-se de que o seu médico esteja pedindo o exame correto.

Opções de Estilo de Vida: Escolha com Sabedoria

Como você sabe, eu não sou um extremista. Eu defendo equilibrar escolhas saudáveis com aproveitar a vida, o que inclui celebrar de vez em quando.

Dito isto, se você sentir que está ficando resfriado ou com uma gripe, NÃO é hora de comer açúcar, adoçantes artificiais ou alimentos processados. O açúcar é particularmente prejudicial para o seu sistema imunológico – que precisa ser reforçado, não suprimido, a fim de combater uma infecção emergente.

Você deve tratar das questões relacionadas a nutrição, sono, exercício e estresse assim que sentir quaisquer sinais de uma doença começando. É neste momento que as estratégias para melhorar o sistema imunológico são mais eficazes.

Quando as pessoas ficam resfriadas ou gripadas, é porque uma combinação de fatores enfraqueceu suas defesas. Você pode ser capaz de se livrar de uma ou duas transgressões, mas uma série de más escolhas pode fazer com que seu sistema imunológico entre em crise. E então de repente… você está doente.

Quando você está ficando resfriado, é hora de tratar de TODOS os fatores contribuintes imediatamente.

Este seria um bom momento para ajustar sua dieta em favor de alimentos que irão fortalecer sua resposta imune. Boas escolhas incluem:

  • Leite cru de animais alimentados com grama, e / ou proteína de soro de leite de alta qualidade
  • Alimentos fermentados como kefir, kimchee, missô, picles, chucrute, etc.
  • Ovos crus e orgânicos de galinhas caipiras
  • Carne de animais criados com grama
  • Cocos e óleo de coco
  • Frutas e legumes cultivados localmente, apropriados para seu tipo nutricional
  • Alho, um potente antimicrobiano que mata bactérias, vírus E fungos
  • Ervas e temperos com pontuação ORAC elevada: açafrão, orégano, canela e cravo
  • Certifique-se de que você está bebendo muita água fresca e pura. A água é essencial para a função ideal de cada sistema no seu corpo.
  • Preste atenção em como você está dormindo. Se você não estiver dormindo o suficiente, ou tendo um sono suficientemente restaurador, você estará em maior risco de uma infecção viral hostil.

E não subestime a importância do exercício regular para aumentar sua resistência a doenças. Há provas de que o exercício regular e moderado pode reduzir o risco de doenças respiratórias ao melhorar o seu sistema imunológico.

Mas, ao mesmo tempo, não exagere. O exercício excessivo realmente pode colocar mais estresse no corpo, o que pode inibir o sistema imunológico – e você também não quer isso. Você pode apenas dar uma caminhada se estiver ficando doente. Qualquer aumento na temperatura corporal criará um clima indesejável para um invasor viral.

Os estressores emocionais também podem predispô-lo a uma infecção . Encontrar maneiras de controlar o estresse diário, bem como suas reações a circunstâncias além de seu controle, contribuirá para um sistema imunológico forte e resistente.

A maioria das pessoas que inclui um número significativo dessas escolhas sábias de estilo de vida na sua vida diária simplesmente não fica doente. E quando fica, enfrenta doenças leves e de curta duração.

Suplementos que Fazem os Patógenos Fugirem

Alguns dos mais úteis para o resfriado e a gripe são:

  • Vitamina C: um antioxidante muito potente; use uma forma natural dele como a acerola, que contém micronutrientes associados. (Por sinal, a vitamina C intravenosa foi recentemente usada por um médico na Nova Zelândia para curar um homem com gripe suína “terminal”).
  • Óleo de orégano: quanto maior for sua concentração de carvacrol, mais eficaz ele será. O carvacrol é o agente antimicrobiano mais ativo no óleo de orégano.
  • Própolis: uma resina da abelha e um dos compostos antimicrobianos de maior espectro no mundo; o própolis também é a fonte mais rica de ácido cafeico e apigenina, dois compostos muito importantes que ajudam na resposta imune e até mesmo no combate ao câncer.
  • Um chá feito a partir de uma combinação de flor de sabugueiro, milefólio, ageratina, tília, menta e gengibre; beba quente e com frequência para combater um resfriado ou gripe. Isso faz você suar, o que é útil para erradicar um vírus do seu organismo.
  • Extrato de folha de azeitona: os egípcios antigos e as culturas mediterrâneas o usavam para uma variedade de aplicações para melhorar a saúde e ele é amplamente conhecido como um construtor do sistema imunológico natural e não tóxico.
  • Outro tratamento que é surpreendentemente eficaz contra infecções do sistema respiratório superior é o peróxido de hidrogênio.

Muitos pacientes tiveram resultados notáveis na cura dos resfriados e da gripe dentro de 12 a 14 horas ao administrar algumas gotas de peróxido de hidrogênio a 3 por cento  (H2O2) em cada orelha. Você vai ouvir algum borbulhamento, o que é completamente normal, e possivelmente um leve comichão.

Aguarde até que o borbulhamento e comichão diminuam (geralmente de 5 a 10 minutos), depois transfira o conteúdo para um tecido e repita com a outra orelha. Uma garrafa de peróxido de hidrogênio em solução de 3 por cento está disponível em qualquer farmácia por alguns reais. É simplesmente incrível quantas pessoas respondem a este tratamento simples e barato.

Ao incorporar essas estratégias, você poderá cortar esse pequeno vírus desagradável, antes que ele possa dizer: “Indústria Farmacêutica”.

Importante.

Aposto que você deve estar curioso em saber por que essa administração de Água Oxigenada deve ser feita no ouvido. Então saiba, que essa descoberta é mais antiga do que pensávamos.

Em 1928, o médico Dr. Richard Simmons, levantou a hipótese de que gripe e resfriado se iniciavam pelo ouvido, sendo que seus achados foram rebatidos pela comunidade médica.

De acordo com Simmons, ao contrário do que muita gente pensa sobre como se contrai gripe e resfriado, só haveria um meio de pegá-la e essa via seria o canal do ouvido (conduto auditivo) e não pelos olhos, nariz ou boca como a maioria acreditava ou acredita. Doutor Simmons afirmou ainda que se mantivermos nossos dedos longe do ouvido reduziríamos em grande proporção nossas chances de contrair esses problemas.

Porém, se os causadores de gripe e resfriado atingirem o conduto auditivo, eles então começam o processo tendo então acesso a todo o corpo, infectando e deixando as pessoas doentes.

Então, em 1938 pesquisadores alemães obtiveram grande sucesso usando Peróxido de Hidrogênio no controle e tratamento de gripes e resfriados. O lamentável é pensar que essas informações ficaram ignoradas por mais de 70 anos.

A Água Oxigenada começa a funcionar com 2 a 3 minutos destruindo os agentes da gripe ou resfriado. Você notará um borbulhar em seu ouvido acompanhado de uma leve coceira em alguns casos.

Apesar do método ser perfeitamente seguro para bebês e crianças, o borbulhar provocado muitas vezes os assustam, então será necessário que haja uma pessoa em que eles sintam segurança para realizar a colocação da Água Oxigenada em seus ouvidos.

Além dos benefícios contra a gripe e o resfriado, a Água Oxigenada pode ainda ser extremamente útil para:

– limpeza dos ouvidos sem requerer nenhuma medicação adicional; e

– diluída em água (principalmente pelo seu gosto horrível) serve como um excelente componente para gargarejo em caso de dor ou infecção de garganta.

Mesmo que o tratamento seja simples e altamente eficaz contra a gripe e o resfriado, além de outras situações benéficas, existem algumas recomendações sobre o uso da Água Oxigenada que você deve levar em consideração.

Se você tiver labirintite, por exemplo, não use a água oxigenada no ouvido. Veja bem, ela definitivamente NÃO causa esse problema, mas pode gerar bastante desconforto por causa do processo inflamatório em atividade no local.

Você encontra o Peróxido de Hidrogênio 3% (H2O2) em qualquer farmácia por poucos reais. Mas, isso não significa que você pode utilizá-lo de forma desmedida. Também não o utilize nos olhos e caso escorra até eles lave-os imediatamente com água. E não abuse de gargarejos, principalmente se você tem obturação de amalgama, pois pode haver uma mobilização de metal tóxico dessas obturações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s