ginger-powder-benefits1

Ao contrário do que muitos imaginam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. “O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo”.

Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol – composto que dá sabor picante ao gengibre – retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica. Não é a toa que ela é a estrela da culinária japonesa: “Ela é usada para neutralizar o paladar entre dois pratos”,.

O Gengibre pode ser mantido fresco em seu freezer. Se você sentir náuseas ou dor de estômago,  corte um pedaço pequeno (do tamanho de uma unha) e engula. Você vai se surpreender com o alivio que irá proporcionar o gengibre.Este é apenas o começo …

Os benefícios terapêuticos da gengibre foram avaliados por milhares de anos de utilizações médicas.

É uma rica fonte de antioxidantes, tem ação antibacteriana, antiviral, antioxidantes antiparasitários e amplo espectro, apenas para mencionar alguns de seus mais de 40 ações farmacológicas.

BENEFÍCIOS DE CURA.

O gengibre fresco contém uma combinação de óleos chamados de gingerol, que previne a náusea neutralizando o ácido do estômago e absorvendo toxinas.

Estudos têm demonstrado que o chá de gengibre é superior à Dramamine na redução dos sintomas de enjôo, incluindo náuseas, tonturas e suores frios .

A raiz seca estimula o apetite promovendo a secreção de saliva . Também é usado para diarréia e para limpar os intestinos. O chá de gengibre evita flatulências, expulsando o gás dos intestinos.

Os herbalistas geralmente recomendam gengibre para pacientes com baixa circulação arterial. O gengibre pode baixar os níveis de colesterol bloqueando a absorção de colesterol no sangue. Estudos mostram que o gengibre reduz os coágulos sanguíneos, reduzindo o risco de aterosclerose.

O gengibre fresco, quando tomado no primeiro sinal de um resfriado, pode dissipar os sintomas do frio . A raiz fresca é um forte agente antimicrobiano , contendo compostos que combatem os vírus do resfriado mais comuns. O gengibre fresco estimula a transpiração para lavar os germes, ou baixar a febre.  O chá de gengibre fresco atua como um expectorante e anti-séptico para dor de garganta. A raiz seca é usada para tosse.

O gengibre seco é usado na Ásia como um antiinflamatório (age contra dor e inchaço), para tratar enxaquecas e artrite reumatóide. O gengibre contém os minerais essenciais cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, manganês e magnésio. Também contém vitaminas A e B3 e niacina, aminoácidos, inositol, ácido pantotênico e PABA.

COMO UTILIZAR O GENGIBRE

Selecione raízes firmes com capas lisas, pois elas são as mais jovens e não precisam ser descascadas. Escolha raízes com o menor número de ramas e mantenha a seco, ou elas brotarão e perderão valor.

Armazene o gengibre fresco na sua geladeira por até uma semana. O gengibre também pode ser congelado, não pelado, por até 2 meses).

Não exceda a dose recomendada, pois é possível sobre dosagem. Não  use durante a gravidez ou a lactação.

Se sofre de problemas cardíacos , cálculos biliares ou vesícula biliar, consulte um médico antes de  tomar gengibre. O uso diário pode interferir com a absorção de ferro, vitaminas e medicamentos.

Modo de usar

  1. a) Reumatismo – Preparar um cataplasma com gengibre moído ou ralado num pano e colocar no local afetado; preparar uma tintura de 100 g de rizoma moído em ½ litro de álcool, fazer fricções na área afetada.
  2. b) Rouquidão – Mascar um pedaço de rizoma fresco.
  3. c) Estomacal e tônico – Preparar uma tintura de uma parte de pó de gengibre para 5 partes de álcool a 80°, macerado durante 20 dias em um recipiente fechado. Coar e tomar 5 a 10 gotas em um pouco de água açucarada depois das refeições.
  4. d) Gripe e resfriados – Preparar um chá por decocção com 1 colher de raiz triturada de gengibre, 1 colher de hortelãzinho (Mentha piperita) e casca de 1 limão em ½ litro de água; tomar 4 xícaras de chá ao dia.
  5. e) Bronquite – Ferver durante 30 minutos em 1 litro de água, 40 g de pó de raiz de gengibre, 650 g de açúcar, 32 g de mel de abelha, 36 g de suco de limão e 3 litros de água: deixar esfriar, adicionar uma clara de ovo batida e 1 g de essência de limão. Coar, engarrafar e depois de 4 dias começar a tomar.

Faça uma compressa: para dor nas costas e músculos rígidos.

Cozinhe  ½ xícara de raiz fresca ralada e 2 xícaras de água por 5 minutos. Deixe descansar por 15  minutos, depois encharque um pano de algodão com o chá. Aplique na área dolorosa até o pano esfriar. Faça isso 3 vezes por dia por vários dias. Para uma dor mais forte, alternar a compressa com um pano molhado em agua fria.

Emagreça com chá de gengibre

– 1 colher (chá) de gengibre ralado

– 1 colher (sobremesa) de camomila

– 200 ml de água fervida

Despeje o gengibre e a camomila na água e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente, três xícaras por dia.

O chá que facilita a digestão

Estimula a produção de enzimas responsáveis por quebrar as proteínas, principalmente.

Ferva 1 xícara de chá de água com duas fatias de gengibre por 5 minutos em fogo baixo. Coe e tome durante as refeições ou logo em seguida, especialmente se o prato principal for à base de carnes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s