para-que-serve-a-planta-unha-de-gato-1

Uncaria tomentosa é uma videira vulgarmente conhecida como Unha de Gato e é usada tradicionalmente na medicina peruana para o tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde, particularmente queixas digestivas e artrite e para tratar feridas, problemas de estômago, câncer e muito mais. Apenas recentemente chamou a atenção de herbalistas e pesquisadores ocidentais. Hoje, principalmente no boca a boca, tornou-se uma das ervas mais vendidas  nos EUA.

Desde a década de 1970, estudos e pesquisas têm sido realizados por cientistas no Peru, Alemanha, Áustria, Inglaterra e outros países, para saber mais sobre as poderosas propriedades de cura da Unha de gato. Desde que o quinino foi descoberto na casca de uma árvore peruana durante o século XVII, nenhuma outra planta da floresta tropical já causou tanta atenção mundial.

A maior atenção foi dada aos alcalóides oxindol encontrados na casca e raízes de Unha de gato, que são usados para estimular o sistema imunológico. São estes sete alcalóides diferentes que são creditados em ter uma variedade de diferentes propriedades medicinais e curativas. Acredita-se que o alcalóide mais imunologicamente ativo é o Isopteropodin (Isomer A), que aumenta a resposta imune no corpo e age como antioxidantes para livrar o corpo de radicais livres. Os compostos encontrados na Unha de gato também podem trabalhar para matar vírus, bactérias e outros microorganismos que causam doenças, e eles trabalham para inibir células saudáveis ​​de se tornarem cancerosas.

Foi sugerido que os extratos de Unha de gato exercem uma atividade anti-proliferativa directa em MCF7 (uma linha de células de câncer da mama). Isto levou à sua utilização como um tratamento adjuvante para o câncer e SIDA, bem como outras doenças que afetam negativamente o sistema imunológico. Além disso, a presença de glicosídeos, proantocianidinas e beta-sitosterol ajudam a fornecer suporte anti-viral e anti-inflamatório para o corpo. Estes alcalóides também exercem um efeito benéfico sobre a memória. A Unha de gato é considerada um inibidor incrivelmente potente da produção de TNF-alfa.

Propriedades anti-inflamatórias desta erva pode ajudar a aliviar a artrite, gota e outros problemas inflamatórios. O mecanismo primário para as ações anti-inflamatórias da Unha de gato parece ser a imunomodulação através da supressão da síntese de TNF-alfa.

A Unha de gato pode ajudar a criar suporte para os sistemas intestinal e imunológico do corpo, e também pode criar suporte intestinal com sua capacidade de limpar todo o trato intestinal. Esta limpeza ajuda a criar suporte para pessoas que sofrem de diferentes transtornos do estômago e do intestino, incluindo: colite, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e síndrome do intestino permeável.

Além disso, em um estudo recente, voluntários humanos que tomaram a Unha de gato durante 8 semanas mostraram uma melhor reparação do DNA.

A unha de gato pode muitas vezes ser encontrado combinado com outras ervas ‘imunes’ com propriedades de cura semelhantes, como a Echinacea e pode:

  • Reduzir a dor e inflamação do reumatismo, artrite e outros tipos de problemas inflamatórios.
  • Têm propriedades antitumorais e anti-cancerígenas que inibem a formação de células cancerosas.
  • Promover a cura de feridas.
  • Ser úteis para o tratamento de úlceras gástricas e queixas intestinais
  • Ajudar a aliviar a dor crônica.
  • Aumentar a imunidade, estimulando o sistema imunológico.
  • Ajudar as pessoas que experimentam transtornos do estômago e do intestino, incluindo colite, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, síndrome do intestino permeável, gastrite e úlceras duodenais, inflamação intestinal.
  • Ajudar a combater infecções virais e fúngicas, como herpes e Cândida

A unha de gato não deve ser usada por mulheres grávidas ou lactantes. Não há relatos de toxicidade ou efeitos adversos graves. A diarreia pode ocorrer quando tomado em altas doses.

 

 

Anúncios