A folha da urtiga está entre os remédios herbais  mais valiosos. Por causa de seus muitos nutrientes, a urtiga é tradicionalmente usada como um tônico. É uma erva nutritiva de ação lenta que limpa suavemente o corpo de resíduos metabólicos. É uma das alternativas mais seguras, especialmente no tratamento de doenças crônicas que exigem tratamento a longo prazo. Tem um efeito suave, estimulante sobre o sistema linfático, aumentando a excreção de resíduos através dos rins.

Os-benefícios-da-urtiga-1024x496A urtiga é muito comum em quintais e jardins, embora muitas vezes  seja eliminado e jogado  fora, às vezes até evitado por causa de suas propriedades picantes. Mas lembre-se que sempre que você descartar essa erva daninha, saiba que você também está ignorando os benefícios de saúde que você pode obter a partir dele.

A urtiga contém quantidades impressionantes de vitaminas e minerais. Algumas das vitaminas que contém incluem vitaminas A, C, D, E e K. Ela também contém aminoácidos e antioxidantes , que ajudam na luta contra os radicais livres.  Além destes, aqui estão alguns benefícios de saúde que você pode obter a partir desta erva:

  • Ajuda a desintoxicar o corpo. A urtiga é um diurético, o que significa que ela ajuda a limpar produtos químicos nocivos e líquidos em excesso do corpo.
  • Promove circulação sanguínea saudável e saúde cardiovascular. A urtiga contém grandes quantidades de ferro e vitamina C. A vitamina C melhora a absorção de ferro pelo organismo, o que ajuda a aliviar a anemia e fadiga.

Esta erva também contém uma quantidade considerável de potássio, um mineral que reduz a tensão em suas artérias e vasos sanguíneos, diminuindo o risco de ataques cardíacos e derrames.

  • Alivia as reações alérgicas. Enquanto o contato físico com a folha de urtiga pode causar reações alérgicas, a ingestão do chá de urtiga é conhecido por ajudar a atenuar a resposta do organismo aos alérgenos por ligação com os receptores de histamina do corpo.

Pode ser usado para ajudar na prevenção da rinite, ou a inflamação da membrana mucosa no nariz.

  • Reduz a dor da artrite. As propriedades antioxidantes da planta da urtiga tem sido usadas para ajudar a minimizar a inflamação. Ele pode ser usado topicamente para ajudar a aliviar a dor nas articulações também.

Estudos também sugerem que pode ter um efeito positivo sobre a próstata e pode auxiliar na prevenção da hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento não canceroso da próstata.

Ainda não está firmemente estabelecido como a urtiga afeta esta condição, mas estudos mostram que esta erva limita e regula a quantidade de testosterona produzida pelo corpo.

Alguma receitas:

Para usar como infusão (chá):   Despeje uma xícara de água fervente sobre 2-3 colheres de sopa de folhas ou planta e abafe por 10  minutos ou até a temperatura desejada. Beber 1 a 3 xícaras diárias.

Para usar uma tintura feita da planta (extrato de álcool):   Coloque 15 ou 20 gotas  em uma pequena quantidade de água e tomar duas vezes por dia. Para tintura feita da raiz da planta: tomar  30 gotas  2 a 3 vezes ao dia.

Para ajudar a prevenir alergias sazonais ou febre do feno, duas cápsulas ou comprimidos de 300 mg de urtiga, ou uma tintura de 2 a 4 ml, Três vezes por dia pode ser tomado durante a temporada de alergia. Para ataques agudos, a erva encapsulada liofilizada pode ser tomada duas cápsulas a cada cinco minutos até que os sintomas tenham diminuído.

Uma infusão, tintura, pó, ou o suco fresco pode ser aplicado externamente a cortes e feridas, hemorróidas, nas narinas para hemorragias nasais, picadas de insetos e para acalmar e curar queimaduras. Uma pomada também pode ser aplicada, especialmente para hemorróidas.

Uma infusão das partes aéreas pode ser tomada para estimular a circulação e para limpar o sistema na artrite, no reumatismo, na gota, e no eczema. Beber 1 a 3 xícaras por dia. Uma compressa (um pano embebido no chá ou tintura) também pode ser aplicado a articulações artríticas dolorosas, gota, nevralgia, entorses, tendinite e ciática.

Para problemas de próstata ou HBP, 240 mg por dia do extrato de raiz em cápsulas ou comprimidos podem ser tomados. Se este for comprado a partir de uma fonte comercial, ele provavelmente será combinado com saw palmetto ou extratos de pygeum.

Uma tintura das sementes pode ser usada para aumentar a função da tireóide e reduzir o bócio, para problemas de pele e em sangramento uterino pesado. As sementes regulares, em doses de 14 ou 16, e repetidas três vezes ao dia, são altamente recomendadas como remédio para o bócio.

Cuidados ao colher as folhas de Urtiga:

Para colher urtigas você deverá, sempre, usar luvas. E só se podem consumir cozidas pois a ação de cozinhar anula o efeito urticante de suas folhas.

Mesmo assim se você for picado pela urtiga, faça o seguinte:

  • Sumo de limão: basta espalhar pela pele que foi atingida
  • Azeite e cebola: misture os dois e aplique na área urticada
  • Fermento em pó: os tipos usados para fazer bolos mesmo, podem ser aplicados sobre a pele.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s