vinagre-maca-beneficios

Acredita-se que o vinagre tenha sido descoberto cerca de 5.000 a.C., quando o suco de uvas não utilizado transformou-se em vinho e depois em vinagre. Utilizado inicialmente como conservante de alimentos, as aplicações medicinais do vinagre logo ficaram evidentes.

Hipócrates utilizava o vinagre para tratar feridas e os praticantes da medicina nos anos 1.700 utilizavam no tratamento de diversos problemas, desde os provocados por hera venenosa e a difteria até dores de estômago. O vinagre era usado até no tratamento da diabetes.

O vinagre, que significa “vinho azedo”, pode ser feito a partir de qualquer carboidrato fermentado, inclusive uvas, tâmaras, cocos, batatas, beterrabase, claro, maçãs.

Além de ser útil no preparo dos alimentos, o vinagre é útil também para fins de limpeza, saúde, jardinagem, higiene e outros. Na verdade, uma jarra de vinagre é, sem dúvida, um dos remédios mais econômicos e versáteis que há disponíveis. Recomendo ter sempre em casa…

Aplicações do Vinagre de Maçã Para a Saúde

Não há orientações oficiais no que diz respeito ao uso interno do vinagre. Algumas pessoas ingerem uma ou duas colheres de chá por dia, misturadas em um copo d’água antes das refeições ou pela manhã, e relatam benefícios provenientes dessa ação.

O risco na ingestão de pequenas quantidades de vinagre é baixo e as pesquisas sugerem que esse hábito pode gerar benefícios reais para a saúde.

Diabetes

Afirma-se que o vinagre é antiglicêmico e que promove um efeito positivo nos níveis de açúcar no sangue.

Acredita-se que o ácido acético no vinagre pode reduzir o açúcar no sangue ao impedir a digestão completa de carboidratos complexos, que ocorre pela aceleração do esvaziamento gástrico ou pelo aumento da absorção de glicose pelos tecidos corporais.

Saúde cardíaca

O vinagre ajuda a manter a saúde cardíaca de variadas formas. Conforme explicado no Journal of Food Science:

“Os polifenóis como o ácido clorogênico, presentes em alta quantidade no vinagre de maçã, poderiam inibir a oxidação das LDLs e melhorar a saúde prevenindo as doenças cardiovasculares.”

Perda de peso

O vinagre pode ajudar a perder peso, pois parece agir contra a obesidade aumentando a sensação de saciedade e reduzindo a quantidade total de alimentos consumidos.

Congestão nasal

O vinagre de maçã ajuda a decompor e reduzir o muco no corpo, ajudando a acabar com a sinusite. Possui também propriedades antibacterianas, tornando-o útil no combate às infecções.

Dor de garganta

As propriedades antibacterianas do vinagre de maçã também podem ser úteis nas dores de garganta. Faça um gargarejo com uma mistura de cerca de um terço de um copo de vinagre de maçã com a quantidade necessária de água morna.

Digestão e refluxo gástrico

O refluxo gástrico normalmente é causado pela quantidade  muito baixa de ácido no estômago. Para aumentar a quantidade de ácido no estômago, basta ingerir diariamente uma colher de chá de vinagre de maçã não filtrado em um copo grande de água.

Irritações na pele

O vinagre de maçã funciona bem no tratamento de uma variedade de problemas de pele, desde os causados por picadas de mosquito a urtiga e queimaduras de sol. Você pode aplicá-lo diretamente na área irritada ou mergulhar a área em um banho com cerca de um copo de vinagre.

Verrugas

A aplicação tópica do vinagre de maçã pode ajudar a remover verrugas, muito provavelmente devido ao alto nível de ácido acético que ele contém. Experimente embeber um chumaço de algodão com vinagre e aplicar na verruga, cobrindo-a de um dia para o outro.

Aumento de energia

O vinagre de maçã contém potássio e enzimas, que ajudam a acabar com a fadiga. Além disso, seus aminoácidos podem ajudar a impedir o acúmulo de ácido lático no corpo, evitando a fadiga.

Limpeza natural

O vinagre é um dos melhores produtos naturais de limpeza que existem e isso se deve, em grande parte, às suas propriedades antimicrobianas. Se adicionado aos alimentos, os ácidos orgânicos do vinagre (especialmente o ácido acético) passam para as membranas da célula e matam as bactérias. Os alimentos fermentados com vinagre contêm um arsenal natural de ácidos orgânicos antimicrobianos, incluindo os ácidos acético, lático, ascórbico, cítrico, málico, propiônico, succínico e tartáricos.

Foi descoberto durante um estudo que o ácido acético é letal até mesmo para a E. coli O157:H7, ao mesmo tempo que outra pesquisa demonstrou que substâncias como o ácido acético, o suco de limão ou a combinação de suco de limão e vinagre são eficazes no combate à salmonela.

Limpeza de frutas e hortaliças

O vinagre é um dos melhores agentes naturais para a remoção de determinados pesticidas e bactérias dos produtos frescos. Experimente mergulhar rapidamente os produtos em uma solução de vinagre com acidez de 10 por centro para 90 por cento de água.

Coloque as hortaliças ou as futas na solução, agite-as um pouco e enxágue bastante (não utilize esse processo em frutas frágeis como as vermelhas, pois elas podem ser danificadas no processo ou encharcarem-se demais com vinagre devido à porosidade da pele).

Higiene e Beleza

Enxaguante para os cabelos

O vinagre de maçã ajuda a remover o acúmulo de produtos e equilibrar o nível de pH do couro cabeludo. Experimente enxaguar mensalmente os cabelos com um terço de um copo de vinagre, misturado com dois copos d’água.

Para acabar com a caspa, experimente borrifar no couro cabeludo partes iguais de vinagre e água (misturados), enrolar uma toalha na cabeça e aguardar por uma hora. Depois, lave a cabeça e repita o processo duas vezes por semana.

Tônico facial

Embeber o vinagre de maçã diluído em um chumaço de algodão constitui um produto de limpeza e tônico facial simples para evitar a acne. Pode auxiliar também na remoção de hematomas, fazendo-os desaparecer mais rapidamente.

Desodorante

O vinagre de maçã ajuda a matar as bactérias que provocam odores e, para isso, passe um pouco debaixo dos braços para que ele aja como desodorante natural.

Saúde bucal

O gargarejo com o vinagre de maçã diluído pode eliminar o mau hálito e clarear os dentes. No entanto, lembre-se que o vinagre de maçã é muito ácido. Seu ingrediente principal é o ácido acético, um componente bastante agressivo e, por isso, deve-se sempre diluir o vinagre com água antes de engolir.

O vinagre de maçã puro pode danificar o esmalte dos dentes ou os tecidos da boca e da garganta.

Odores nos pés

Limpar os pés com vinagre de maçã pode ajudar a eliminar as bactérias causadoras de mau cheiro.

O vinagre é também um componente essencial ao caldo caseiro de osso. E no preparo de caldos, o vinagre ajuda a extrair os minerais valiosos presentes nos ossos, transferido-os para a água do caldo, que é o que você vai ingerir.

O objetivo é extrair dos ossos a maior quantidade possível de minerais, transferindo-os para o caldo.

Escolha o Vinagre Com Sabedoria: Evite os Vinagres Destilados

O vinagre branco destilado é excelente para limpeza ou para usar nas roupas, mas para a saúde, é aconselhável evitar as opções muito claras e “brilhantes” que se encontram facilmente nas prateleiras dos mercados.

No lugar dele, use o vinagre orgânico, não filtrado, não processado, que é mais turvo. Conforme mencionado, a qualidade turva é gerada por uma substância em forma de teia de aranha, chamada de “mãe” e indica que o produto é de alta qualidade.

Finalmente, se estiver pensando em ingerir o vinagre de maçã com fins medicinais, o uso prolongado e excessivo dele pode causar uma baixa nos níveis de potássio e afetar negativamente a densidade dos ossos. A moderação é importante.

Além disso, o vinagre de maçã pode, teoricamente, causar interação medicamentosa com diuréticos, laxantes e remédios para diabetes e doenças cardíacas. Se estiver sob acompanhamento médico e quiser experimentar o vinagre de maçã, converse com seu médico antes para garantir que o vinagre não interfira com os medicamentos que você estiver usando no momento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s