olio-di-origano-500x332-500x332

O óleo de orégano é derivado das folhas e flores do orégano  (Origanum vulgare), uma erva perene resistente, espessa e membro da família da hortelã (Lamiaceae). É nativa da Europa, embora cresça em muitas áreas ao redor do mundo.

Era reverenciado pelos Gregos e Romanos antigos como um símbolo da felicidade, e era uma tradição antiga coroar noivas e noivos com um laurel do orégano. Existem mais de 40 espécies de orégano, mas o mais terapeuticamente benéfico é o óleo produzido a partir de orégano selvagem ou Origanum vulgare que é nativo das regiões mediterrâneas.

Usos do Óleo de Orégano

Eu recomendo altamente adicionar o óleo do orégano a seu arsenal de ferramentas de cura naturais, já que ele possui uma grande variedade de usos. Este óleo de ervas é um antimicrobiano poderoso que pode ajudar a combater infecções. O óleo de orégano também tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Outros usos ideais para o óleo de orégano são:

  • Tratamento de fungos nos pés ou nas unhas. Coloque algumas colheres de chá de óleo de orégano em uma bacia de água e mergulhe seus pés nele. Você também pode diluir o óleo (misture uma gota com uma colher de chá de azeite ou óleo de coco) e, em seguida, aplique-o em suas unhas ou pele.
  • Ajuda a matar parasitas e aliviar infecções. Dilua o óleo (misture uma gota com uma gota de um óleo base, como o óleo de coco), e coloque-o sob a sua língua. Mantenha-o ali por alguns minutos e depois faça um bochecho. Repita isso pelo menos quatro vezes por dia.
  • Alivia infecções sinusais e resfriados. Coloque algumas gotas de óleo de orégano em uma panela com água fumegante e, em seguida, inale o vapor.

Também use os poderes antissépticos deste óleo de ervas para limpar a sua casa. Aqui vai uma maneira de fazer isso:

  • Combine quatro gotas de óleo de orégano com 10 gotas de óleo de limão e um quarto de xícara de vinagre branco e, em seguida, adicione estes itens a um balde de água. Use esta mistura para limpar e enxugar superfícies.

O óleo de orégano possui amplos benefícios para a saúde, mas é mais associado à saúde do sistema respiratório e imunológico. É conhecido por ajudar a prevenir e tratar infecções, como:

  • Infecções do trato urinário (ITU) causada por bactérias como E. coli, Proteus e Pseudomonas aeruginosa.
  • Infecções respiratórias provocadas por variedades das bactérias Klebsiella pneumoniae e Staphylococcus aureus.
  • Infecções fúngicas, mesmo aquelas que são resistentes ao Diflucan, um medicamento antifúngico comumente usado.
  • Infecções parasitárias causadas pela ameba giardia – foi até mesmo indicado como sendo mais eficaz do que antibióticos como o Tinidazol.
  • Infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) — uma equipe de pesquisadores indianos e britânicos descobriu que o óleo de orégano tem fortes propriedades antibacterianas que podem ajudar a matar esta superbactéria mortal.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s