goiaba

As goiabas contém vários nutrientes fundamentais para o corpo humano.

Em cada porção de um copo, se obtém 21% do consumo diário recomendado  de vitamina A, e 20% de potássio, (a mesma quantidade de uma banana) e ácido fólico.

Mas se você acha isso impressionante, é na vitamina C que ela supera as outras a um grau assombroso: Cada porção cotém 628% deste destruidor de bactérias, por isso não é de se estranhar que combata tão poderosamente várias enfermidades. Inclusive, as goiabas se recomendam para a febre da dengue.

O mesmo tamanho da porção equivale a 20% da IDR de ácido fólico, que é necessário para a saúde cerebral e fundamental para ajudar a assegurar  a saúde do sistema nervoso dos fetos.

Estes benefícios nutritivos equivalem a prevenção de uma grande variedade de enfermidades através  de uma melhor função imunológica.

Tradicionalmente se usa a goiaba ao longo dos séculos para aliviar a dor de dente e a cicatrização de feridas, aplicando o suco topicamente, sem açúcar, é claro.

São usadas também para tratar a epilepsia, diminuindo a frequência das convulsões.

AS GOIABAS MELHORAM A PELE E COMBATEM TOSSE E RESFRIADOS.

Os adstringentes nas goiabas, pricimpalmente  nas frutas que não estão completamente maduras pode tratar a ACNE e suavizar a textura da pele. Este benefício é obtido através do consumo da fruta, e lavando a pele com uma emulsão da polpa e o suco das folhas, o qual serve para limpar, tonificar e densitoxicar  a pele.

Na verdade, estudos mostram que as goiabas funcionam muito bem para a fabricação de loções, cremes e porções principais. As goiabas também ajudam a prevenir rugas e retardar o aparecimento de outros sinais de envelhecimento, eliminando células mortas e clareando a tez da pele.

É predominantemente o conjunto das  vitaminas A, B e C, o que  difunde estes benefícios além do potássio, uma vez que estes possuem propriedades antioxidantes. A vitamina C combinada com a biotina também ajuda a remediar a perda de cabelo .

A vitamina C é uma das razões por que os tratamentos tradicionais para tosses e resfriados no México, América do Sul e Índia dependem tanto das goiabas; No entanto, é importante notar que foi o suco da goiaba verde, não o fruto maduro, porque  a goiaba madura piora as constipações e problemas respiratórios.

As goiabas não totalmente maduras, aliviam os sintomas da dor de garganta, além de reduzir o muco no aparelho respiratório, evitando que a atividade microbiana propague os germes.

FIBRAS: UM DOS INGREDIENTES MAIS  IMPORTANTES DA GOIABA.

A fibra que contem as  goiabas são de 36% da IDR, o que significa que elas têm maior capacidade para eliminar os resíduos através do cólon que a maioria dos outros alimentos. Isso é importante para evitar problemas intestinais, como constipação intestinal  e até mesmo câncer de cólon.

As Goiabas tem sido útil como  medicina tradicional para tratar a diarréia e disenteria. Os adstringentes presentes nas goiabas cruas, bem como em suas folhas,  fazem com que as gengivas  se sintam  mais “firme” e sua boca mais fresca. Este mesmo efeito ocorre no intestino devido ao conteúdo alcalino, que é tanto desinfetante como antibacteriano.

A disenteria, envolvendo o crescimento microbiano é inibido  enquanto o excesso de muco é removido  do intestino delgado. A vitamina C na goiaba, bem como o potássio e os carotenóides, apoiam  o sistema digestivo e pode ser útil para melhorar as  hemorróidas e os sintomas da gastroenterite.

Ao mesmo tempo, a prisão de ventre também pode melhorar quando você consome  goiabas, isso se deve em parte aos laxantes em sua sementes, seja consumindo-as inteiras ou mastigando.

(Nota: Quando você faz o suco de goiaba e tritura as sementes, forma um pó.Nesse caso você deve consumir muita água depois para não prender mais o intestino).

As sementes  são responsáveis por alguns dos benefícios mais favoráveis para a saúde. Tanto as sementes  como a casca contém carotenoides, glicosídeos e outros elementos fenólicos e flavonoides.

Talvez  você já tenha ouvido falar que “a morte começa no colon”.Isto é porque a prisão de ventre ou constipação intestinal, está relacionada com mais de 70 doenças diferentes, de modo que é essencial eliminar rapidamente os resíduos. A fibra também permite ao seu corpo reter  água, o que melhora os movimentos intestinais para ajudar a eliminar tudo.

As goiabas também ajudam seu corpo a regular o seu metabolismo e melhorar a absorção de todos esses minerais e vitaminas.

A fibra na goiaba pode afetar positivamente a  Pressão Arterial e a Saúde do Coração.

Ao impedir que o sangue se torne  muito grosso, o consumo de goiabas poderia ajudar a baixar a pressão arterial. Os alimentos que contêm pouca ou nenhuma fibra, tais como a farinha refinada, pode piorar a pressão arterial elevada (também conhecida  como  hipertensão),  porque esses alimentos tendem a  convertesse em  açúcar.

Um estudo realizado na Índia, envolvendo 120 participantes com pressão arterial elevada, aos quais  foram dadas goiaba para consumir antes das refeições, durante 12 semanas. Isto resultou em uma diminuição geral dos níveis de pressão arterial nos participantes do estudo. Além disso, “o consumo de fibra total e solúvel , e vitaminas e minerais foi significativamente maior”

A saúde do coração é outro benefício de consumir essa fruta tropical de várias maneiras diferentes. Os antioxidantes são uma parte importante uma vez que eliminam os radicais livres que podem causar estresse e danos  oxidativo.

Um estudo relatou que as folhas “inibiram  a produção de espécies reativas de oxigênio (ERO), peroxidação  lipídica e morte celular induzida por peróxido de hidrogênio” .

O teor de potássio e fibra tem uma influência positiva sobre o coração, assim como ajuda a reduzir a pressão arterial e risco de acidente vascular cerebral, que tem uma relação estreita com o coração.

Fibra na goiaba: Relacionada com a diminuição do açúcar no sangue.

Também podemos agradecer  a fibra por equilibrar o açúcar que o corpo absorve, o que reduz o risco de um aumento máximo ou diminuição dos níveis de glicose  e  insulina. Um estudo clínico indicou que beber o chá feito com folhas de goiaba diminuiu os níveis de açúcar no sangue de 19 pessoas e foi eficaz por até duas horas.

Uma análise mais profunda  realizada pelo mesmo  grupo no Japão, com 20 participantes com diabetes tipo 2 revelaram que, quando os participantes do estudo bebiam chá da folha de goiaba após uma refeição, seu nível de açúcar no sangue  diminuía em mais de 10 %.

Vários estudos em animais e in vitro mostraram que o extrato de goiaba reduz os níveis de açúcar no sangue, melhora o controle a longo prazo e reduz  a resistência à insulina.

Um estudo observou:

“Embora a PG [folhas de Psidium guajava] é conhecido por seu papel benéfico na diabetes mellitus, relatamos pela primeira vez o seu potencial no controle de doenças ao longo da vida, decorrentes de um elevado consumo de frutose iniciado durante os anos de desenvolvimento”

Consumo de goiaba e Prevenção do Câncer.

Se  pode demonstrar-se  algo revolucionário em um  alimento  de origem vegetal, e o seu efeito sobre o câncer. Para não desiludir, as goiabas têm mostrado ter um resultado drásticamente  positivas nos estudos de câncer  através da inibição do desenvolvimento de células cancerosas e metástases, em particular.

O licopeno funciona com os flavonóides, a luteína, criptoxantina  quercetina   para evitar o crescimento de células cancerosas. De acordo com dados orgânicos:

“Tem havido muitos estudos nos últimos anos sobre os efeitos da goiaba, principalmente sobre o câncer de próstata, mama e câncer oral. O óleo da folha de goiaba  é extremamente útil como substância antiproliferativa  e provou ser mais eficaz do que alguns dos principais medicamentos modernos para reduzir tumores cancerígenos.

As goiabas também são ricas em licopeno, um poderoso antioxidante que tem provado ser altamente bem sucedido  na redução do risco de câncer da próstata. Esse  mesmo antioxidante também  tem mostrado ser eficiente para inibir o crescimento de células de câncer  da mama, porém  é necessário  mais ensaios humanos “.

O The Health Site afirma que há fortes evidencias que mostram  que consumir goiabas também pode ajudar a prevenir o câncer de pele, cólon e pulmão. O  Science Direct também menciona a apoptose na proliferação de células cancerosas gástricas.

Outros problemas de saúde que as goiabas poderiam melhorar.

Certamente, nenhum dos nutrientes desta fruta exótica é desperdiçado. O corpo usa para combater  as doenças  e ajudar-lhe  de várias maneiras:

Tiróide – o cobre, outro mineral encontrada em abundância nas  goiabas, tem a capacidade de regular o metabolismo da tiróide de duas maneiras: a produção e absorção. Isso ajuda a regular os hormônios  em todo o corpo e também otimiza o funcionamento dos outros órgãos.

Vista – a vitamina A, retinol, um dos nutrientes mais proeminentes nas goiabas , é conhecido pela sua capacidade para melhorar a acuidade visual, e de várias formas diferentes. Tem  demostrado  que  melhora  as cataratas, degeneração macular e outras doenças que afetam a visão e, surpreendentemente, este nutriente pode até mesmo reverter o dano que já está feito.

Escorbuto – Esta “doença dos marinheiros” já está bastante erradicada, embora tenha havido um ressurgimento nos últimos anos. A vitamina C é a única cura. Felizmente, a vitamina C nas goiabas ainda supera a maioria das frutas cítricas. As goiabas contêm cerca de 125 miligramas (mg), enquanto  que as laranjas contém  51(mg),as toranjas 38(mg) e limões em redor de 31(mg), relata  o Nutrition Data.

Saúde Cerebral  – A Vitamina B3 (também conhecido como niacina) e a vitamina B6 (conhecido como piridoxina) ajuda  a melhorar a função dos nervos do cérebro, os quais, por sua vez, aumentam o fluxo sanguíneo e pode estimular a função cognitiva.

Perda de peso – A fibra dietética é uma das razões pelas quais as goiabas são boas  para quem deseja perder peso. Também  satisfazem  bastante, o que equivale  a comer menos, e contêm menos açúcar em comparação com frutas como maçãs e uvas.

O consumo de goiabas alivia as dolorosas cólicas menstruais.

Dismenorréia é o termo médico para as dolorosas cólicas menstruais  que as mulheres experimentam durante o seu período, um problema que afeta algumas. Mas os estudos mostram que comer goiabas pode ajudar a aliviar a dor.

Em um estudo, 197 mulheres com este problema receberam  6 mg de extrato de folhas de goiabeira  todos os dias, ajudando a reduzir a dor, inclusive com mais eficiência  do que com os tratamentos convencionais. Os pesquisadores descobriram que o alívio da dor vem através do efeito ” espasmolítico “ou redução dos espasmos, que o extrato tem sobre o útero.

Fonte: http://media.mercola.com/assets/html/mercola/citation.htm

Para mais informações entre em contato por e-mail.

Anúncios

2 comentários em “A GOIABA MELHORA SUA IMUNIDADE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s