cimicifuga

Devido aos riscos aumentados de câncer de mama e de doenças cardiovasculares associadas à terapia de reposição hormonal – (TRH)  muitas mulheres estão buscando uma alternativa segura e também questionando a segurança da Terapia de Reposição Hormonal. Dentre as várias alternativas à TRH para aliviar os sintomas da menopausa, a literatura descreve que a   Cimicifuga Racemosa, no Brasil também é conhecida pelo nome de Erva-de-São-Cristovão, teve efeitos benéficos nos fogachos em mulheres no climatério, sendo uma das plantas mais estudadas e aplicadas a estes casos  pelo fato de representar alternativa mais segura para mulheres no climatério que apresentam contra-indicações à Terapia de Reposição Hormonal clássica.

Cimicifuga racemosa é uma planta nativa do leste da América do Norte, onde é conhecida como black cohosh, sendo denominada no Brasil como cimicífuga. Os extratos dessa planta foram usados historicamente como antiinflamatórios, antipiréticos e analgésicos dentre outras indicações, como no tratamento das cólicas menstruais e nos sintomas da menopausa. Recentemente passou a ser utilizado em todo o mundo, mas principalmente nos Estados Unidos e na Europa, por mulheres para aliviar os sintomas do climatério.

Embora a Terapia de Reposição Hormonal fosse usada por muito tempo para as indicações anteriormente citadas, atualmente é contra indicada para a maioria das mulheres com histórico de câncer de mama, devido à possibilidade do estrogênio estimular o crescimento de células cancerígenas. Diante deste quadro, muitas mulheres na pós-menopausa estão buscando tratamento alternativo, com a Cimicifuga racemosa, que possui indicativos de efeito inibitório na proliferação do câncer de mama humano e no câncer de próstata.

A partir de 1950 a cimicífuga começou a ganhar popularidade na Europa sendo um remédio alternativo para amenizar os sintomas da menopausa e da tensão pré-menstrual. Desde então, foram realizadas pesquisas com a cimicífuga e os resultados indicaram que ela é eficaz e segura para as mulheres que sofrem com esses sintomas.

EFEITO ESTUDADO.

Alivia as ondas de calor, principalmente, mas também atua sobre a atrofia vaginal e a depressão.

(1) Em um estudo feito na Alemanha, onde a planta é particularmente pesquisada, o extrato de cimicifuga diminuiu os sintomas da menopausa de 80% de 629 pacientes que tomaram a substância, depois de 6 a 8 semanas de uso

(2). Em um outro estudo alemão menor, feito com 60 pacientes, sua eficiência em estados de ansiedade e depressivos mostrou-se superior a do calmante Diazepan, em doses de 12 mg por dia

 (3). O uso da Cimicifuga racemosa também é recomendado para mulheres que não podem fazer uso da TRH por causa do risco de desenvolver câncer de seio ou do endométrio ou melanoma maligno. Estudos com cultura de células de tumor in vitro demostraram que ela inibe a proliferação celular .

Os sintomas do climatério correspondem à principal indicação terapêutica dos extratos de Cimicifuga racemosa, principalmente em mulheres com contra-indicação relativa para a Terapia de Reposição Hormonal. Entre as principais ações estão a diminuição intensa dos fogachos, a diminuição da ansiedade, depressão, cefaléia, distúrbios do sono e vertigens,e a melhora acentuada da atrofia vaginal.

O desempenho de C. racemosa não tem sido avaliado apenas em relação aos sinais e sintomas objetivos do período pós-menopausa. Há relatos de melhora global na qualidade de vida e em setores específicos como a saúde na menopausa, o bem estar psíquico, sexualidade e relação conjugal, diminuindo os desconfortos do período pós menopausa em mulheres de peso corporal elevado.

De acordo com estudos clínicos realizados, os efeitos adversos associados ao uso de C. racemosa foram raros, suaves e reversíveis. As informações obtidas em registros de farmacovigilância feita por 16 laboratórios produtores de preparações à base de C. racemosa, a partir de relatos espontâneos de usuárias.

Atualmente, vários medicamentos fitoterápicos indicados para tratamento dos sintomas do climatério utilizam extratos de cimicífuga em sua composição. No Brasil também são encontrados vários medicamentos à base de cimicífuga como Menocimed(Cimed), Tensiane(Greenfarma), Clifemin(Herbarium) entre outros.

Para receber as receitas de como preparar o medicamento,sucos que ajudam no tratamento,ou se preferir  comprar o medicamento já pronto,deixe seu e-mail que enviaremos as informações para você.

Anúncios

12 comentários em “NÃO SOFRA MAIS COM SINTOMAS DA MENOPAUSA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s