alface

A ALFACE         (Lactuca sativa)

É uma das verduras mais populares,mais usadas em muitas residências como saladas,porém muitos desconhecem,que essa planta tão  comum,tem várias  propiedades medicinais muito importante,entre elas, um poderoso sedante natural.

Pesquisas desenvolvidas pela Universidade da Califórnia,relacionadas com os efeitos calmantes da alface e excitação sexual mostrou que este produz efeitos compensatórios e estimula a fertilidade.Na medicina natural é recomendado o uso de alface para tratar problemas de ejaculação precoce.

O resultado das pesquisas, corfimaram que esta planta é ao mesmo tempo  um sedativo e um equilibrador tônico.Em relação ao sistema glandular, o tonifica para que produza estimulação sexual,e tanto nos órgãos digestivos,como no sistema nervoso produz um efeito calmante natural.

A alface é laxante, diurética, depurativa, calmante, facilita a digestão,mineralizante,  desintoxicante, etc.

O talo da alface fornece um suco espêsso, leitoso, o Lactucário, que contém a lactucina, um princípio ativo, amargo, graças ao qual a alface encerra propriedade hipnóticas. Esse suco é um sedativo natural do sistema nervoso.

“Prescreve-se contra a insônia, as palpitações do coração, a bronquite, a gripe, o reumatismo e a irritação da conjuntiva”.

Empregam-se, em cozimento, 40 gramas de talos machucados para 1 litro dágua. Toma-se uma xicara ao deitar-se.

As foihas da alface também são medicinais. São indicadas nos casos de: afecções dos rins, enfermidades das vias urinárias, dismenorréia, hemorróidas, bócio exoftálmico, enfermidades da pele, anemia (simples e perniciosa), prisão de ventre, dispepsia atônica, gastralgia, dores intestinais, reumatismo, tosse, bronquite, etc.

Para todos esses casos é muito bom comer alface em forma de saladas.

Pode-se também preparar um chá por cozimento na dose de 50 a 80 gramas para 1 litro dágua. Tomam-se duas, três ou quatro xícaras por dia.

Nesse caso, pegue dois pés de alface, com os respectivos talos,sem as raizes, coloque em um recipiente onde possa deixa-los bem machucados, coloque em  um litro dágua e deixe ferver bem, até que a água fique reduzida pela metade. Melhor efeito se obtém quando se acrescenta malvaísco . Adoça-se com mel. Toma-se uma xícara, das de café, três ou quatro vezes por dia.

O decocto da alface corrige transtornos intestinais e acalma dores de estômago, e tem bom efeito nas nevralgias. Favorece também a expulsão dos cálculos do fígado e dos rins (toma-se um copo em jejum).

O suco da alface fresca – folhas e talos – é, segundo se afirma, o melhor remédio para transtornos nervosos: neurastenia, epilepsia, histerismo, hipocondria, etc.

Em casos de acidose, obesidade, diabetes, reumatismo, artrite, gota, eczemas, erupções cutâneas, varizes, arteriosclerose, é muito bom comer bastante saladas de alface cada dia.

Em casos de inflamação e inchaços, fazem-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface, que agem como calmantes e emolientes.

Valor alimenticio

A alface é uma hortaliça de relevante utilidade na alimentação da espécie humana.  Possui, como todas as verduras, baixo teor de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, mas é rica em vitaminas e sais minerais.  É uma das melhores fontes de vitamina A, que se encontra mais abundantemente nas folhas externas e mais verdes do que nas pálidas internas.  Possui também as vitaminas B1 e B2, embora em pequena quantidade,e a vitamina C em regular teor.

Além disso, uma das melhores fontes de cálcio, cuja taxa de utilização biológica é altíssima: 84% são assimilados.

Quando se utiliza a alface para salada, em geral desprezam-se as folhas de fora e preferem-se as de dentro, muito mais macias e saborosas, mas comete-se um grande erro, pois as folhas externas são justamente as mais nutritivas.

As folhas verdes, externas, da alface contêm pelo menos 30 vezes mais vitamina A do que as brancas, internas, o mesmo acontecendo com outras verduras, como o repolho e o aipo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s