CAJU (Anacardium occidentale)

Uso:Antisséptico e cicatrizanteCaju

A Casca do tronco(principalmente do caju roxo) pode se fazer chá anti-inflamatório, cicatrizante, antiglicêmico. Um pedaço da casca do tronco – ferver com água filtrada o chá terá uma cor levemente amarronzada. Tomar 2 xícaras ao dia Pode-se fazer compressas com o chá para cicatrização de feridas e queimaduras, concomitante ao uso oral do chá. Tomar por 10 dias ininterruptamente, descansar por três dias e, se necessário continuar.
A acajumembrana, uma membrana formada pela simples fermentação do suco de caju tem sido utilizada com fins terapêuticos em pacientes portadores de feridas crônicas além de favorecer a eliminação da dor, ardor, queimor, exudação do prurido, do edema, da regeneração gradual dos tecidos destruídos pelo processo inflamatório e cicatrização de feridas, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A acajumembrana foi descoberta pela pesquisadora e professora da Faculdade de Enfermagem de João Pessoa Salete Horácio da Silva, que há mais de 20 anos se dedica a descobrir e comprovar cientificamente o poder das plantas. “Leva de 15 dias a um mês para ficar pronto. É um processo natural da fermentação”, diz.

O processo tem de ser no laboratório, mas a aplicação é simples. É só cortar a película do tamanho que quiser e colocar em cima do machucado. A membrana do caju vai aderir como uma segunda pele. E o melhor de tudo: não pesa no bolso.
Do cajueiro, tudo se aproveita – desde a raiz até a folha mais novinha. A folha mais tenra serve para afta. É preciso fazer uma infusão e bochechar. A raiz serve para problemas intestinais e respiratórios. A casca serve para tosse.

Anúncios

Um comentário em “CAJU COMO CICATRIZANTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s