Valor nutricional do Abacate

Abacate (Persea gratissima, Persea americana mill)

 

abacate

Pertencente à família das Lauráceas.
A fruta é afrodisíaca produzindo efeitos benéficos ao couro cabeludo e a pele humana. Comer o fruto adoçado com mel é ótimo para rejuvenescimento da pele e elimina manchas brancas. O abacate também é ótimo para a curar a inflamação dos dedos, doenças dos rins, debilidade do estômago e afecções da garganta.
Possui alta taxa de gordura, sendo muito rico em calorias, o que o torna contra indicado para regimes de emagrecimento ou de manutenção de peso. No entanto, como a sua gordura é fácil de assimilar pelo organismo, pode constar da dieta de quem tem problemas digestivos. Além disso, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.
Composição: pequena percentagem de ácidos, matérias graxas, proteínas, substâncias minerais, óleo pingue, açúcar, hidrato de carbono, etc. O seu valor nutritivo é quatro vezes maior que o das outras frutas, exeto pela banana.
Indicação: prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, afecções da pele, afecções do fígado, etc.
Cascas: são vermífugas, adequadas também para tratamento de hemorragias, disenterias.
Folhas: na forma de chá é excelente diurético. Também é eficaz em nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarreia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, etc.

 

Mousse pós-treino para repor as energias (para quem quer ganhar massa magra)

 

Capturar

4 colheres de sopa de abacate
1/2 banana pequena
1 scoop de whey protein sabor baunilha
Gotinhas de limão
1/2 xícara de iogurte desnatado sem sabor
1 colher de chá de semente de chia
Modo de preparo
Bater o abacate, a banana, o whey protein e as gotas de limão no liquidificador e colocar o iogurte aos poucos, cuidando para não ficar líquido. Mel a gosto. Salpicar a semente de chia por cima

 

Abacate
Quantidade 100 gramas
Água (%) 73
Calorias 176,3
Proteína (g) 2,31
Gordura (g) 17,34
Ácido Graxo Saturado (g) 2,6
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 11,21
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 2,02
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 6,94
Cálcio (mg) 10,98
Fósforo (mg) 42,2
Ferro (mg) 1,16
Potássio (mg) 634,1
Sódio (mg) 12,14
Vitamina A (UI) 612,72
Vitamina A (Retinol Equivalente) 61,27
Tiamina (mg) 0,11
Riboflavina (mg) 0,12
Niacina (mg) 1,91
Ácido Ascórbico (mg) 8,09
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